Programação especial marca Dia Nacional da Baiana de Acarajé neste sábado (25)

 



Programação especial marca Dia Nacional da Baiana de Acarajé neste sábado (25)




Foto: Bruno Concha/Secom PMS e Max Haack/Arquivo Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS



Neste sábado (25), Dia Nacional da Baiana de Acarajé, milhares de mulheres que representam Salvador, a Bahia e o Brasil diariamente, com a produção do acarajé, serão homenageadas com uma programação especial, produzida pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (Abam), com o apoio da Prefeitura. A celebração da data vai movimentar o Centro Histórico da cidade com missa, cortejo, entrega de kits, almoço para convidados e shows, dentro da programação do Novembro Salvador Capital Afro.



“Essa festa já acontece há 39 anos, antes mesmo da Abam, que tem 32 anos. Para a gente é sempre bom e esse ano está sendo melhor ainda, porque todos os anos eu fico desesperada pedindo a um e a outro uma colaboração para que a festa possa acontecer e esse ano vai ser diferente. Esse ano, 90% dos problemas foram resolvidos, pois a Prefeitura tomou à frente. Tem sido um apoio muito importante”, ressaltou a presidente da Abam, Rita Santos.



A programação teve início na terça-feira (21), com a instalação da mostra fotográfica "Crias do Dendê", no Terreiro de Jesus e Praça da Sé, apresentando 50 fotos, em tamanho 1,60cm x 80cm, de 50 baianas e baianos do acarajé. As fotos foram feitas pelo fotógrafo Mário Edson e instaladas nos postes de iluminação da região. Mostram, além do rosto da baiana ou do baiano homenageado, o seu nome e as informações sobre onde encontrar o tabuleiro.



“É muito importante apoiar a categoria, que é um patrimônio cultural da nossa cidade, do estado e do país. A baiana representa Salvador, representa a Bahia. O acarajé, o abará, a cocada, a passarinha, o bolinho de estudante e todos os quitutes que vêm daquele tabuleiro mágico maravilhoso representam o melhor do que nós temos a oferecer, que é a nossa culinária, o nosso povo e a nossa essência”, destacou o diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães.



Celebração – No dia 25, data da comemoração, uma missa será celebrada pelo padre Lázaro Muniz às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Na ocasião, a Abam irá representar as cerca de 3,5 mil baianas e baianos que atuam em Salvador e os milhares que simbolizam a cidade em todo o país e até no exterior, como Portugal, Austrália, Suíça, França, Inglaterra e Estados Unidos.



Em seguida, haverá um cortejo até a Cruz Caída, na Praça da Sé, acompanhadas pelo grupo percussivo Tambores e Cores, do Mestre Pacote. No Memorial das Baianas e sede da Abam, será oferecido almoço para as baianas e acompanhantes. Segundo Rita Santos, são esperados 400 profissionais no evento. A programação conta ainda com a apresentação das bandas Di Papo, Cangerê de Sinhá, Samba Trator e Viola de Doze.



Entrega de kits – Durante a festa, está prevista a entrega simbólica dos 580 kits que serão doados pela Prefeitura às baianas, compostos por um tabuleiro de jacarandá, um ombrelone (sombreiro), uma vestimenta, com a técnica de bordado recortado Richelieu e 100% algodão, duas caixas térmicas, uma placa de sinalização, cinco colheres de polietileno, uma lixeira e um protetor de fogareiro.



Festa e alegria – Rita Santos faz questão de confirmar o simbolismo da baiana pelo mundo. “Antigamente se dizia que a baiana era a cara de Salvador. Hoje não é mais, hoje é a cara do Brasil, porque para onde você vai, outros estados, qualquer lugar que você vai, quando fala em Brasil, logo fala-se em uma baiana. Eu fui na Tunísia, me vesti de baiana lá e todos que me viam falavam: ‘Bahia, Bahia’. Já no Benin, quando as pessoas me viram vestida de baiana, falaram: ‘Brasil’”.



A presidente da Abam destacou, ainda, a grande alegria que é para as baianas participar da festa dedicada a elas. “A gente tenta trazer baianas não só de Salvador, mas de outros municípios também e é um momento de encontro e de confraternização, pois muitas delas só se conhecem pelo WhatsApp. Muitas baianas que pararam de trabalhar porque ficaram doentes, também vêm com o torço na cabeça e quando elas têm esse encontro, elas se renovam”.



Dia da Baiana Feliz – A Prefeitura, por meio da Secult e da Secretaria Municipal da Repraração (Semur), também está apoiando a Abam na realização da campanha Dia da Baiana Feliz. A primeira ação da campanha é a venda, até este sábado (25), de um voucher de R$10 que dará direito a um acarajé, com ou sem camarão, a ser trocado no Memorial das Baianas no dia 25 e em 16 tabuleiros de baianas espalhados por Salvador, no dia 26 de novembro.



O voucher poderá ser adquirido em tabuleiros, bares, restaurantes, diversos tipos de outros empreendimentos e por meio de QR Code em panfletos que estão sendo distribuídos no Memorial das Baianas. A renda será revertida para a Abam para apoio às baianas.



Reconhecimento – O ofício das baianas de acarajé é patrimônio cultural do país, inserido no Livro dos Saberes em 2004. As baianas de acarajé também são patrimônio imaterial da Bahia, desde 2012, e o acarajé é patrimônio cultural de Salvador desde 2002, com a publicação da Lei Municipal Nº 6.138/2002.



Tabuleiros onde os vouchers podem ser comprados – Até 25/11



– Terreiro de Jesus, em frente à Faculdade de Medicina



– Praça da Sé, em frente à Cruz Caída



– Memorial das Baianas, ao lado da Cruz Caída



– Rua da Mouraria, em frente à pizzaria La Napolitana



– Rua Miguel Torre, Macaúbas-Barbalho



– Avenida Leovigildo Filgueiras, Garcia



– Rua General Labatut, Barris



– Shopping Vila Laura, Vila Laura



– Rua Belo Horizonte, Jardim Brasil



– Porto da Barra, em frente ao antigo Instituto Mauá



– Farol da Barra, em frente ao Barra Center



– Farol da Barra, em frente ao farol



– Farol da Barra, na rampa que dá acesso à praia ao lado do farol



– Rua Milton Santos, em frente à Cenafert, Ondina



– Largo de Santana, ao fundo da Igreja de Santana, Rio Vermelho



– Acarajé da Dinha, Largo de Santana



– Praia de Amaralina, em frente ao condomínio Anhanguera



– Largo das Baianas, Amaralina



– Rua Itajuá, Final de linha do Nordeste de Amaralina



– Avenida Manoel Dias, em frente ao hotel Verdemar



– Rua São Paulo – Praça Belo Horizonte, Pituba



– Rua das Gaivotas, Praça do Imbuí



– Praia de Placafor, Avenida Octávio Mangabeira, ao lado da Cabana do Pescador



– Rua Aristídes Milton, ao lado do Boteco do Lambretão, Itapuã



– Rua Aristídes Milton, ao lado do Acarajé da Cira, em frente ao posto 12, Itapuã



Pontos de troca do voucher:



Dia 25



– Memorial das Baianas, Praça da Cruz Caída, Pelourinho



Dia 26



-Terreiro de Jesus, em frente à Faculdade de Medicina



-Praça da Sé, em frente à Cruz Caída



-Memorial das Baianas, ao lado da Cruz Caída



-Rua da Mouraria, em frente à pizzaria La Napolitana



-Rua Miguel Torre, Macaúbas-Barbalho



-Porto da Barra, em frente ao antigo Instituto Mauá



-Farol da Barra, em frente ao Barra Center



-Farol da Barra, em frente ao farol



-Farol da Barra, na rampa que dá acesso à praia ao lado do farol



-Largo de Santana, Rio Vermelho



-Praia de Amaralina, em frente ao Condomínio Anhanguera



-Largo das Baianas, Amaralina



-Rua Itajuá, final do Nordeste de Amaralina



-Rua das Gaivotas, Praça do Imbuí



-Praia de Placafor, Avenida Octávio Mangabeira, ao lado da Cabana do Pescador



-Rua Aristídes Milton, ao lado do Boteco do Lambretão, Itapuã,

Fonte: SECOM/Salvador




COMENTÁRIOS

Nome

@alba,8168,@alba Destaque,61,@bahia,2,@deputadonelsonleal,30,@oficialalexlima,6,@ottofilhooficial,1,#alba,133,2021,3,5G,3,A,5,A3,2,Abílio Santana,3,aborto,2,abril,1,Abuso Infantil,4,Acidente,10,ACM NETO,8,ACM Neto Tranca Rua,2,Adolfo Menezes,4,aglomeração,1,Aids,3,ajuda,1,ALBA,1174,Alemanha,1,Aliança Pelo,26,Aliança Pelo Brasil,121,aliciador de mulheres,1,amamentação,1,amazônia,1,Aras,1,armas,3,Arthur Lira,1,artistas,1,Assassina,7,assassinato,6,assediador,1,Assembleia de Carinho,17,Assembleia de Deus,15,Assembléia Legislativa,38,atleta brasileira,2,Augusto Aras,2,autoescolas,1,Auxilio,11,avanço,1,AVANTE,9,B@alba,1,Bahia,9155,bahia Salvador,2242,Bahiaa,2,Banco Central,1,bancos,1,Bandido,19,BANDIDOS,18,Barcelona,1,barreira,1,BNDS,5,Boa Ação,1,bolsas,1,BOLSONARO,283,Bom Despacho,1,Bras@alba,1,Brasi,20,Brasil,9094,Brasil@alba,1,Brasilia,41,Brasília,22,Brasilm,2,briga,1,Cadeias,1,Camaçari,7,Câmara,2,Câmara Municipal de Salvador,1,Campo Alegre,1,candeias,2,capitais,1,Carnaval,5,Ceara,1,Ceará,1,censura,1,China,5,China Assassina,8,China Comunista,12,Chuna Comunista,13,chuvas,1,Cidades,64,Cipó,2,Cloroquina,4,CNN,1,Coelba,1,combater,1,comercio,3,COMUNISMO,4,concurso,2,coragem,1,Coronavirus,95,Coronel do Ceará,2,Corpo de bombeiros,1,Corrupção,26,Corrupto,18,covid,13,covid-19,25,cracolândia,1,crianças,4,Crime,13,Crime Organizado,34,CRIMINOSOS DA POLITICA,2,CRIMINOSOS DA POLITICIA,45,crise,1,Cristão,3,cristãos,1,crítica,1,cuba,1,Cultura,7,Damares Alves,2,Dayane Pimentel,1,Debora Santana,5,Débora Santana,3,Decretos Abusivos,4,Decretos de Prefeitos,3,delivery,1,denuncia,3,Denúncia,1,Deputado Isidório,4,desrespeito,2,desta,2,Destaque,5150,Detaque,81,Detran,3,DF,1,Dia das Crianças,1,dia dos avós,1,Diário Oficial,1,dias dos pais,2,Dias Toffoli,1,Dinha,1,dinheiro,8,Diógenes Tolentino,1,Direitos Humanos,9,Distrito Fedral,1,ditadores da Bahia,14,Ditadura,2,doença mental,1,dólar,1,Donald Trump,5,drogas,4,Econo@alba,1,economia,897,Eduardo Alencar,5,Eduardo Bolsonaro,6,Educacao,8,Educação,64,Eleções,7,Elei@alba,4,Eleição,13,Eleições,5,eleições 2020,54,eleições 2022,463,Elizeu Rosa,48,Embaixador,1,embasa,7,Emprego,1,Enem,5,Entretenimento,22,Escândalo,1,escola,2,Esporte,27,Esquerda,2,Estado de Sítio,1,estuprador,4,EUA,4,Eunápolis,4,Europa,2,Evangelicos,1,Evangélicos,5,Exercito,4,Explosão,1,EXTREMA ESQUERDA MBL,13,faculdades,1,fake news,1,falecimento,1,falso profeta,1,FBDH,5,FBDH.ORG,9,Fé,2,Feira de Santana,9,Feira de São Joaquim,1,Felipe Felipe Neto,1,Felipe Neto,1,feminista,1,fenômeno,1,FGTS,2,FIES,4,Fonte: bahia.ba,1,Fonte: Secom/Salvador,2,Fora Rodrigo Maia,1,Fundação Dr. Jesus,3,fute@alba,1,Futebol,78,Gasolina,2,Gay,2,General Mourão,4,geral,29,GLO,1,Globo,2,Gospel,3,Governador,1,Governadores Ditadores,4,Governo,4,guarajuba,1,Harvard,1,herói,1,hidroxicloroquina,5,HIV,1,Home,1,homicidio,1,hospital,3,IBGE,1,igrejas,3,il,1,Ilha de Itaparica,1,Ilhéus,2,Imposto,1,Indígenas,2,Injustiça,6,INSS,6,instagram,1,Insulina,1,Interior,42,Internacional,83,Internacional.,6,Internet,1,investigação,1,Ipiaú,5,irã,1,Isidorio,6,isolamento,2,Israel,3,Itabuna,5,Itamaraju,53,Itapetinga,22,Jaguaquara,12,japão,1,japonês,1,Jejum Pelo Brasil,1,Jequié,42,jovens,1,juamento,1,juazeiro da bahia,1,julho,1,Justiça,49,Ladrão,3,Lauro de Freitas,12,Lavagem de Itapuã,2,lba,1,Lençóes,6,Lésbicas Assassinas,3,LGBTI+,1,Libano,1,Líbano,1,Liberdade de Culto,2,Libertação,2,Literarura,2,litoral,1,lixo,1,Lula,1,Maconheiro,1,Madonna,1,Madre Deus,1,Malandro,1,maniaco,1,manifestação,1,Mar Grande,1,MARGINAIS,5,Maria Quiteria,2,MBL,1,MEC,2,médica,2,médicos,1,Meio Ambiente,9,mendigos,1,Michelle Bolsonaro,2,militares,3,Minas Gerais,1,minha casa,1,minha vida,1,Ministério d Justiça,8,ministério da saúde,3,ministério público,5,Ministra Damares,7,Ministro da Infraestrutura,1,Ministro Moro,1,Minstro Moro,1,money,1,moradores de rua,1,MP,1,MPF,12,MST,1,Mundo,295,música,1,Nacional,1,Naja,1,Nas Ruas,1,Natura,1,Nelson Leal,6,Neque,1,Netflix,1,neto,2,Netque,1,Netue,1,Netueque,1,Netuque,1,Nikolas Ferreira,2,Niterói,1,Nordeste,6,Notícia,75,Noticias,1,Notícias,70,nova Cédula,1,nova ordem mundial,1,Olavo de CARVALHO,1,Olimpíada,1,OMS,1,ONU,2,Oração pelo Brasil,3,orcrim,1,Otto Alencar,2,Otto Filho,5,pandemia,20,Partido,3,Partido Chines Criminso,2,pastor,1,Pastor Paulo Manchinha,1,PASTORA,1,Pastores,1,patriotismo,1,Paulo Guedes,1,PCDF,1,pedofilia,4,pedofilo,1,perigo,1,pertubação,1,pesquisa,1,Peste Chinesa,5,petista,1,Petrobras,3,PGR,5,planetas,1,Pobreza,1,poli,1,Policia,52,Polícia,7,Polícia & Poder,5,Policia Federal,19,Politica,1266,Política,8,Politica & Poder,61,Política&Poder,48,Porto Seguro,8,Pr Edson Freitas,1,Prado,1,praias,1,preconceito,1,prefeito,1,prefeitos,1,Presidente da Republica,3,Presidente Tancredo Neves,2,presidio,1,PRF,1,Privação de Liberdade,1,prouni,1,PSD,4,PSL,1,PSOL DE TRAFICANTES,3,PT,3,quarentena,1,que,1,Receita Federal,1,Redação Destaque,1,redes social,5,Reforma Política,1,Regional,72,religiao,1,RIO,1,Rio de Janeiro,11,Rodoviária,1,roubo,1,Rui Costa,2,Rural,1,Ruy Barbosa,1,Salavador,7,Salvad,3,Salvado,14,Salvador,6392,Salvador Confira o post completo no site.,1,Salvador',1,Salvador@alba,1,Salvadora,1,Sandro Moreira,1,Santa Lúzia,1,São Paulo,6,satanista,1,Saude,80,Saúde,131,Secretária de Educação,2,Segurança Pública,4,Sergio Moro,5,Silas Mlafaia,2,Simoes Filho,43,Simões Filho,19,SSalvador,1,STF,23,STJ,1,surto,1,SUS,1,taque,1,táxi,1,tecnologia,2,Teixeira de Freitas,8,Teobaldo Costa @TeobaldoCostaOficial,1,Terroristas,2,toquio,2,tóquio,1,trabalho,1,trafico,1,TRAIRA,1,transporte,2,TRE,2,tremor,1,TRT-BA,1,TSE,4,twitter,1,UFBA,1,UFRB,1,Uruçuca,1,v,1,vacina,3,Valença,1,Vera Cruz,2,vereador,1,Vereadora de Salvador,5,Viados,1,Vilas-Boas @alba,2,Violência,6,Violência contra a Mulher,2,violencia contra mulher,1,Virus Chines,29,Vírus Chines,3,Vitoria da Conquista,1,Vitória da Conquista,2,zoavírus,1,
ltr
item
ElIzeu Rosa: Programação especial marca Dia Nacional da Baiana de Acarajé neste sábado (25)
Programação especial marca Dia Nacional da Baiana de Acarajé neste sábado (25)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkZ6cm0UOBGa1exr4iCqC9VZuLJcxJOzyznTYbUhyphenhyphenhwB3QikkB5fAPcVOS-nPnhCrQTCbyVZRk-gAHCvRgYOGWro1tMy0bqMZeNZAfbiP9A7JqBgCCqoeZcYZZnxjAKNErRv07IMwOOa9h7pXfo7qcKLJV2fZ-LM9x6IpgZEofokkutKvxA85BM5PyRse4/w640-h426/2015-11-25_Dia%20das%20Baianas_Foto%20Max%20Haack%20115.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkZ6cm0UOBGa1exr4iCqC9VZuLJcxJOzyznTYbUhyphenhyphenhwB3QikkB5fAPcVOS-nPnhCrQTCbyVZRk-gAHCvRgYOGWro1tMy0bqMZeNZAfbiP9A7JqBgCCqoeZcYZZnxjAKNErRv07IMwOOa9h7pXfo7qcKLJV2fZ-LM9x6IpgZEofokkutKvxA85BM5PyRse4/s72-w640-c-h426/2015-11-25_Dia%20das%20Baianas_Foto%20Max%20Haack%20115.jpg
ElIzeu Rosa
https://www.elizeurosa.com.br/2023/11/programacao-especial-marca-dia-nacional.html
https://www.elizeurosa.com.br/
https://www.elizeurosa.com.br/
https://www.elizeurosa.com.br/2023/11/programacao-especial-marca-dia-nacional.html
true
6341990285206122733
UTF-8
Loaded All Posts Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Home PAGES NOTÍCIAS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ NOTÍCIA ARCHIVE PESQUISA ALL POSTS Not found any post match with your request Pagina Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novenbro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy